O frio está se aproximando de Mato Grosso do Sul. De acordo com informações do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as temperaturas entre quinta e sexta-feira devem chegar a mínimas de 12°C e 13°C nos municípios do extremo sul do Estado.
Segundo informações meteorológicas, a massa de ar frio de origem polar vem se aproximando do país pela região sul. A previsão é que entre quarta (17) e quinta-feira (18), o frio deve se aproximar do Estado, mas o tempo continua instável com variação de nebulosidade. Nas demais regiões, não descartam pancadas de chuvas e tempestades.
"O destaque desta semana é a ocorrência de chuvas significativas em Mato Grosso do Sul, com acumulados acima de 50 mm por dia, devido ao avanço de uma frente fria. E, posteriormente, após a passagem da frente fria observa-se declínio nas temperaturas, com valores entre 13-16°C, com destaque na região sul do Estado", explica o Centro de Monitoramento.
Apesar da expectativa de baixas temperaturas, em Campo Grande são esperadas mínimas entre 16 e 22°C e máximas entre 27 e 30°C. Os ventos sopram do quadrante sul com velocidades entre 30 e 50 km/h, podendo ocorrer rajadas pontuais acima de 50 km/h.
Previsões
Ainda de acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), entre os dias 15 a 23 de abril, são esperados acumulados de chuvas entre 60-100mm, principalmente nas regiões central, norte e sul de Mato Grosso do Sul. Entre os dias 23 a 1º de maio, são previstos acumulados entre 10-30mm, com destaque nas regiões sul e sudeste do Estado.
Avisos meteorológicos
Conforme dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Mato Grosso do Sul está sob alerta de tempestades nas regiões leste e Centro Norte do Estado, nas próximas 24 horas.
Os municípios que estão em alerta são:
Amambai Anastácio Angélica Antônio João Aral Moreira Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Caarapó Caracol Coronel Sapucaia Corumbá Deodápolis Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jardim Jateí Juti Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paranhos Ponta Porã Porto Murtinho Rio Brilhante Sete Quedas Sidrolândia Tacuru Taquarussu Vicentina
O aviso informa chuvas entre 30 a 100 milimetros por dia, com ventos intensos entre 60 a 100 quilômetros por hora. Ainda de acordo com dados meteorológicos, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Orientações O Inmet pede atenção aos moradores em casos de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar em árvores e estacionar veículos perto de torres de transmissão, por conta do risco de descargas elétricas e de queda de galhos.
Em caso de emergência, as pessoas podem acionar a Defesa Civil - pelo número 199 - e o Corpo de Bombeiros - pelo 193.
Comentários: