Podólogo é o profissional que estuda sobre pés e seu conhecimento vai muito além da estética, sendo um braço da medicina focado na saúde. A partir desta sexta-feira (18), a profissão passa a ter diretrizes estabelecidas pelo governo de Mato Grosso do Sul.
O projeto de lei n° 6.324 é uma proposta da deputada Mara Caseiro (PSDB), aprovado na Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador Eduardo Riedel. Além das diretrizes, a lei estabelece ações de incentivo à profissão.
Conforme o texto, são considerados profissionais da área:
Podólogo: o profissional de atenção à saúde, com formação de nível superior em podologia, devidamente habilitado em curso aprovado por órgão competente e regulamentado pelo Ministério da Educação;
Técnico de podologia: o profissional de atenção à saúde, com formação de nível médio, devidamente habilitado em curso técnico de podologia aprovado por órgão competente e regulamentado pelo Ministério da Educação.
Nas ações voltadas ao estímulo da atividade de podólogo serão adotadas as seguintes diretrizes: estimular a realização de palestras e de cursos com esclarecimentos a respeito da profissão; direcionar a atividade de podólogo para promoção, proteção e recuperação da saúde da população e incentivar a formação de podólogos.
Comentários: