Com Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União) no segundo turno, Campo Grande terá eleição histórica em 2024. Pela primeira vez, o eleitorado campo-grandense terá duas candidatas mulheres na disputa pelo cargo de prefeita da Capital.
Com 99,77% das seções totalizadas, Adriane obteve 31,66% dos votos neste primeiro turno e larga na frente para os próximos 20 dias de campanha. Já Rose, ficou no segundo lugar com 29,57%. Vitoriosas neste domingo, dia 6 de outubro, elas terão os nomes estampados nas urnas novamente em 27 de outubro.
Embora Adriane já esteja no comando e tenha sido eleita pelo voto direto, ela era a vice de Marquinhos Trad (PSD) quando a chapa foi reeleita em 2020. A progressista está à frente do Paço Municipal desde 2022, quando o então prefeito renunciou ao cargo para sair candidato a governador.
Antes de Adriane, a primeira mulher a comandar a cidade foi Nelly Bacha, pelo então PMDB. Em 1983, ela era presidente da Câmara Municipal e foi nomeada pelo então governador Wilson Barbosa Martins, do mesmo partido.
Na época, as eleições diretas para prefeito estavam suspensas pela Ditadura Militar. Apenas em 1985, o pleito foi retomado.
Quem são? – Bacharel em Direito e Teologia, Adriane Barbosa Nogueira Lopes é pós-graduada em Gestão Pública e Gerência de Cidades. Casada com o deputado estadual Lídio Lopes, ela tem dois filhos.
Atual prefeita de Campo Grande, nasceu no dia 25 de junho de 1976, na cidade de Grandes Rios, no Paraná, mas mudou-se para Campo Grande na infância. Em 2017, iniciou a trajetória política ao ser eleita vice-prefeita de Campo Grande na chapa encabeçada por Marquinhos Trad. Aos 48 anos, Adriane se declara como uma mulher conservadora e evangélica.
Já Rosiane Modesto de Oliveira, mais conhecida como Rose Modesto, cresceu em Culturama, distrito de Fátima do Sul, mas começou a vida política em Campo Grande. Professora de História por formação, ela tem 46 anos, e foi eleita vereadora em 2008.
É conhecida por fundar o projeto Tocando em Frente, que até hoje atende crianças, jovens e adultos com arte, esporte, cultura e ação social nos bairros Parati e Aero Rancho, em Campo Grande. Rose foi vice-governadora e secretária estadual de Assistência Social durante o mandato de Reinaldo Azambuja (PSDB), e em 2018, se elegeu deputada federal.
Em abril de 2023 assumiu o cargo de superintendente da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-oeste) e deixou o órgão para disputar a Prefeitura de Campo Grande.
Comentários: