O "Senhor Libertadores" no Atlético-MG em 2023, Paulinho foi mais uma vez decisivo. Marcou os dois gols na virada por 2 a 1 sobre o Athletico-PR. O último deles com comemoração em homenagem a Vinícius Júnior. O atacante também saiu de campo com críticas ao gramado do Mineirão.
O atacante do Real Madrid sofreu insultos racistas no jogo contra o Valência, no último final de semana, e tem ganhado apoio de diversos jogadores e treinadores mundo afora. No Galo, Paulinho comemorou o segundo gol da partida com punho cerrado e braço erguido.
"O gesto foi pra mostrar o apoio ao Vinicius. Jogamos juntos na seleção de base. A gente sempre participou dos períodos da seleção e sempre tivemos uma grande parceria. Ficamos triste com o que aconteceu lá fora. Não cabe mais em nenhum lugar do mundo. Vamos lutar até o fim contra esse racismo ridículo que tem aqui e na Europa."
A explicação do atacante foi após o jogo, em entrevista ao Paramoount +. Paulinho, ao ser questionado sobre a segunda vitória do time na Libertadores, enalteceu a entrega do time e aproveitou para criticar o gramado do Mineirão.
"Primeiro, tenho que enaltecer a entrega do time. A gente sabia que não ia ser fácil. Primeiro, por causa do campo, desculpa a palavra, mas tá uma merda. A gente trabalha todos os dias para dar o melhor em campo. Valeu o esforço do time, com a casa cheia."
Comentários: